Orçamento financeiro anual: saiba como criar o seu
Confira um passo a passo para criar o seu orçamento

Algumas habilidades são essenciais de adquirir na vida ao longo dos anos, e saber como criar um orçamento financeiro anual eficiente é uma delas.
Independente do motivo, para poder viajar com frequência ou alcançar qualquer outro objetivo pessoal, realizar um planejamento é fundamental.
Ao fazer um orçamento anual, é possível se livrar dos apertos financeiros com mais facilidade, o que consequentemente oferece mais controle sobre o que entra e o que sai.
Se deseja compreender o poder de criar um orçamento financeiro, siga com a leitura pois mostraremos como fazer um de maneira simples e didática. Vamos lá?
O que é um orçamento financeiro anual?
Ele é um controle sobre as finanças e diferente do orçamento mensal, o anual é mais detalhado com metas claras.
Para ficar mais claro, esse planejamento dirá o que você pode ou não fazer com sua grana ao longo desses 12 meses.
Através dele, é possível saber o que pode gastar, o que precisa ser economizado e também o que terá guardado para possíveis imprevistos.
Ele é uma visão panorâmica do seu ano financeiro. Deixe registrado as contas fixas mensais e também o que não é feito diariamente. Como por exemplo, uma viagem de férias.
Passo a passo para criar um orçamento anual eficiente
Bom, agora que você já tem em mente o que é um orçamento anual, é preciso entender como fazer o seu.
A seguir, explicaremos quais passos seguir para conseguir um planejamento completo, eficiente e seguro.
Avalie sua situação atual
O primeiro passo é fazer uma análise para entender como estão suas finanças atuais e qual o seu propósito a longo prazo, no caso, em 12 meses.
Encontre todas as suas necessidades e também suas limitações listando seus ganhos mensais, dívidas e gastos, sendo eles fixos ou variáveis.
Portanto, coloque em sua lista compras de supermercado, roupas que precisa comprar, ração e pet shop caso tenha animais de estimação, contas de luz, água, telefone, entre outras.
Lembrando que caso existam dívidas, é fundamental especificar o prazo de pagamento, valor total e a taxa de juros, ou seja, quando dizemos tudo, é tudo mesmo!
Defina metas financeiras
Com uma visão mais clara, é hora de definir suas metas do que deseja alcançar no próximo ano para ter a direção correta do que fazer.
Uma boa estratégia é iniciar a sua meta eliminando ou pelo menos diminuindo as dívidas já existentes.
Dessa forma, é possível pensar em novas conquistas sem ter que ficar se espremendo entre um pagamento e outro.
A seguir, você pode iniciar um fundo de emergência. Eles são essenciais para momentos que não não esperamos e acabam demandando mais dinheiro do que esperávamos.
E caso tenha alguma realização pessoal, não deixe de listá-las, como um curso, formação ou até mesmo a compra de um carro novo ou um imóvel.
Mas para que isso dê certo, é preciso ser realista, então não crie metas que fujam da sua realidade.
Pois a definição de metas serve para te dar um norte, entenda que ela não faz milagres.
Monte a estrutura do orçamento
Outro ponto importante e que não deve ser esquecido é a forma de registro dos itens que são mapeados.
Decida o que vai colocar em uma planilha ou em um caderno, não importa como você vai fazer, mas sim se vai estar tudo organizado e com fácil possibilidade de atualizações.
Utilize ferramentas de apoio
Além das planilhas que já são bastante conhecidas e utilizadas, agora também existe o apoio de ferramentas.
Elas ajudam a categorizar e acompanhar todo o seu planejamento de forma mais organizada.
Abaixo, deixaremos uma lista de alguns aplicativos que podem ser úteis:
- Organizze;
- Guiabolso;
- YNAB (You Need a Budget).
Lembrando que existem muitas outras opções, então não deixe de realizar pesquisas para encontrar a ferramenta que se adapta melhor ao seu planejamento.
Monitore e ajuste regularmente
É importante entender que não é porque foi feito um planejamento que ele não pode ser alterado.
O ideal é não fazer muitas mudanças, mas através do monitoramento algo pode precisar de ajustes.
Verifique sempre se o limite dos gastos está dentro do programado, se todas as metas estão sendo cumpridas e se existiu algum gasto inesperado.
Erros comuns e como evitá-los
Por mais que seu planejamento esteja muito bom, algumas armadilhas vão aparecer no caminho, e os erros cometidos durante essa organização financeira vão atrapalhar suas metas.
Veja como evitar essa situação:
- Faça a revisão do seu orçamento anual: não vai adiantar fazer um planejamento e nunca mais atualizá-lo ou verificar se tudo está realmente indo bem, portanto, verifique sempre que possível;
- Não coloque metas que não são realistas: por mais que você queira economizar, não se esqueça de ser realista para evitar frustrações que te desmotivam a seguir com sua meta;
- Não deixe de fora despesas sazonais do seu planejamento: até mesmo pagamentos como IPTU devem ser listados, por mais que aconteçam apenas uma vez no ano ou duas, despesas sazonais devem fazer parte do seu orçamento anual.
Benefícios do orçamento anual bem estruturado
Quando alguém cria um orçamento financeiro anual, com certeza busca benefícios, mas nem sempre fica claro o que realmente é ganho quando essa atitude é tomada.
Saiba que o seu controle financeiro será muito melhor, além de também ter mais segurança para lidar com situações que não estavam nos planos.
Com um bom planejamento, o alcance das metas financeiras ficam bem mais realistas e acessíveis de conquistar.
Podemos dizer que reduzir ou acabar com as dívidas se não é o maior, entra facilmente na lista dos melhores benefícios, pois sem elas é bem mais fácil obter sucesso no seu planejamento financeiro.
O melhor caminho para a tranquilidade financeira
Se ainda não ficou claro o suficiente, entenda que se planejar e criar um orçamento financeiro anual eficiente é uma das formas mais práticas de alcançar estabilidade e tranquilidade.
Quando falamos sobre tranquilidade, estamos nos referindo ao bolso e também a sua saúde mental.
Entenda que os problemas financeiros podem ser grandes gatilhos para diversos problemas emocionais.
Portanto, não deixe para amanhã o que você precisa iniciar hoje, tenha mais controle sobre o seu dinheiro e realize seus sonhos com um bom planejamento.