Preloader Image 1

Oferta e procura, veja como ela afeta o seu bolso todos os dias.

Entendendo a dança entre oferta e demanda

Fonte: Envato

Imagine que você está em um parque de diversões com várias barraquinhas vendendo limonada. Nesse cenário simples, podemos explorar o conceito de oferta e demanda, dois princípios básicos que movem o mundo das compras e vendas, mesmo que você nunca tenha se interessado por finanças.

O que é Demanda?

Vamos dizer que está um dia incrivelmente quente, e todo mundo no parque quer se refrescar com uma limonada gelada.

A vontade de comprar limonada por parte das pessoas no parque é o que chamamos de demanda. Em outras palavras, demanda é o quanto as pessoas querem algo e estão dispostas a pagar por isso. Se muitas pessoas desejam a mesma coisa, dizemos que a demanda é alta.

E a Oferta?

Agora, imagine que há apenas duas barraquinhas de limonada no parque inteiro. A quantidade de limonada que essas barraquinhas podem vender é limitada por quanto elas conseguem produzir e quantos copos de limonada estão preparados para vender.

Essa quantidade disponível para venda é o que chamamos de oferta.

A Dança entre Oferta e Demanda

Quando muitas pessoas querem limonada (alta demanda) e há pouca limonada disponível (oferta baixa), algo interessante acontece.

As barraquinhas podem começar a cobrar mais pelo mesmo copo de limonada, porque sabem que as pessoas estão dispostas a pagar mais para se refrescar. Isso é um exemplo de como os preços podem subir quando a demanda é maior que a oferta.

Por outro lado, se de repente fica nublado e mais fresco, menos pessoas vão querer limonada. A demanda cai. Mas as barraquinhas ainda têm muita limonada que prepararam esperando o calor.

Agora, a oferta de limonada é maior do que a quantidade de pessoas querendo comprar. As barraquinhas podem baixar o preço para tentar vender mais limonada antes que estrague. Isso mostra como os preços podem cair quando a oferta é maior que a demanda.

Fatores que Influenciam Oferta e Demanda

Vários fatores podem mudar a oferta e a demanda, como:

  • Tempo e estação do ano: Como vimos, um dia quente aumenta a demanda por bebidas frias.
  • Tendências e modas: Se de repente beber limonada se torna “a moda do verão”, mais pessoas vão querer.
  • Mudanças nos preços de ingredientes: Se o preço do limão sobe, talvez as barraquinhas aumentem o preço da limonada ou façam menos limonada, afetando a oferta.

Conclusão

Oferta e demanda são como uma dança entre quantas coisas estão disponíveis para vender e quantas pessoas querem comprar.

Esse princípio não se aplica apenas a limonada em um parque de diversões, mas a quase tudo na economia de brinquedos e carros a casas e serviços.

Entender oferta e demanda pode ajudar você a compreender por que os preços das coisas mudam e como isso afeta o que você compra no dia a dia.

Escrito por

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Finanças, decidi unir meu conhecimento técnico à habilidade de comunicação para ajudar as pessoas a lidarem melhor com seu dinheiro. Assim, iniciei minha carreira como autor de artigos financeiros.