Economia de impostos: maximize seus benefícios fiscais

Conheça os benefícios fiscais e como aproveitá-los da melhor forma

Veja como fazer economia de impostos em um artigo explicativo. Confira as informações que você precisa saber pra colocar em prática!

A carga tributária brasileira está entre as mais altas do mundo, então é muito comum que pessoas busquem formas legais de fazer economia de impostos.

Buscando também os tais benefícios fiscais, benefícios esses que por incrível que pareça não são tão conhecidos, se você ainda não conhecesse esse tipo de incentivo esse artigo foi criado para você.

Pois não só te mostraremos como de maneira completamente legal ter menos stress com a carga tributária.

Como também te mostraremos formas eficientes de maximizar os seus ganhos com os tais benefícios fiscais, que talvez você nem saiba como funcionam.

Quais são os benefícios fiscais?

Tendo em vista que uma quantidade enorme de contribuintes brasileiros não sabem da existência de um número bastante grande de benefícios fiscais.

Não existe forma melhor de iniciar o artigo falando do que se tratam os benefícios.

Basicamente os benefícios são incentivos, que servem para motivar o contribuinte a se manter devidamente regular.

Esses benefícios podem surgir de diversas formas, as principais são a isenção ou descontos no valor de diversos impostos, como ocorre com o CPF na nota.

Ou com sorteios, indo desde pequenas quantias, como R$ 100,oo ou R$ 200,00, carros, motos ou até mesmo imóveis, algo que também ocorre com o CPF na nota.

Juntas, todas essas opções oferecem grandes oportunidades de economizar dinheiro.

É possível fazer economia de impostos?

Também é muito importante que você compreenda se é possível ou não economizar na hora de pagar os impostos, lembrando que aqui estamos falando apenas de meios legais.

Por isso, em momento algum te mostraremos formas ilícitas de burlar as leis fiscais.

Principalmente por que de maneira completamente legal é possível economizar na hora de pagar os impostos, e para isso nem será necessário quebrar a cabeça para economizar alguns centavos.

Muito pelo contrário, com algumas estratégias muito simples, você poderá economizar bons valores na hora de realizar o pagamento dos impostos.

Como pagar menos impostos e receber mais benefícios fiscais?

A essa altura do campeonato, você já está ciente do que é um benefício fiscal e também já compreendeu que é possível economizar no pagamento dos impostos de maneira legal.

Mas, o que é necessário para aproveitar os benefícios e economizar no pagamento dos impostos? É isso que te mostraremos a seguir.

Assim como mencionamos anteriormente, aproveitar os benefícios fiscais, tendo menos problemas com o valor cobrado na carga tributária é mais simples do que parece.

A seguir te mostraremos seis maneiras simples, que podem ser realizadas facilmente para maximizar os seus benefícios fiscais:

Conte com a ajuda de um contador para fazer economia de impostos

Em primeiro lugar, temos o mais óbvio, mas também o que mais trará resultados a longo prazo, tanto para lidar com a carga tributária nacional.

Quanto para cuidar da sua vida financeira de maneira geral, principalmente para você que é um grande investidor ou um grande empresário.

Ter um bom contador é algo fundamental, isso te permitirá tanto economizar na hora de pagar impostos e aproveitar bem mais os benefícios fiscais.

Quanto te impedirá de pisar em uma casca de banana e quebrar uma lei fiscal sem querer, o que te salvará de muitas encrencas.

Estude as leis fiscais

Ainda no que diz respeito a evitar se meter em problemas por falta de atenção, temos a segunda dica, que é nada mais nada menos que estudar.

Afinal, é como diz o velho ditado, conhecimento nunca é demais, por isso, mesmo se você possui um bom contador, busque conhecer mesmo que minimamente as leis fiscais do país.

Você não precisa se tornar um grande estudioso da área, com alguns poucos minutos de pesquisa por dia, utilizando bons canais e artigos na internet.

Será possível montar uma boa base de conhecimento a respeito das leis que dizem respeito a tributação, também é importante se manter atualizado a respeito de novas leis.

Coloque o CPF na nota e faça economia de impostos

Agora, entrando em ações que você pode tomar ativamente por conta própria, a primeira delas é bastante conhecida, porém pouco utilizada.

Que no caso, é colocar o CPF na nota, algo que muitas pessoas não sabem para que serve, de maneira geral, o CPF na nota é uma medida contra sonegação fiscal.

Mas, é de se imaginar que para que você coloque o CPF na notinha existe algum tipo de incentivo, algo que de fato existe, ao adotar tal prática você desfruta de benefícios fiscais.

Que são os já mencionados sorteios, além de descontos em diversos impostos, então vale muito a pena colocar o CPF na nota em cada compra.

Invista nas ações corretas

A segunda medida é levemente mais complexa, mas ainda assim, pode ser utilizada sem grandes complicações, porém é mais indicada para quem já investe há um tempo.

Principalmente para investidores moderados ou para os famosos investidores agressivos, mas também pode ser praticada por investidores conservadores.

Para isso, é necessário utilizar o mercado de ações ao seu favor, isso ocorre ao realizar o investimento na ação das empresas corretas, sendo mais claro.

Algumas empresas possuem ações especiais, que possuem descontos, ou em alguns casos até isenções no imposto de renda.

Economia de impostos: utilize os Fundos Imobiliários

Porém, caso você seja um investidor bem mais conservador e não goste da ideia de investir no mercado de ações devido aos riscos do mercado.

Não tem problema, pois você pode utilizar os fundos imobiliários como investimento livre de imposto de renda, pois ele recebe isenção.

Sendo também um mercado que atualmente está bastante aquecido, por isso, essa é a oportunidade perfeita para quem deseja entrar no mercado.

Portanto, se você está procurando uma boa forma de montar uma carteira de renda fixa, e quer se livrar do IR, vai de fundos.

Procure um bom CDB

Qualquer investidor sabe o quanto é importante diversificar a carteira de investimento, como estamos procurando investimentos livres de IR.

Selecionamos o CDB como indicação, pois ele possui um rendimento excelente, sem risco algum, além de ser bastante acessível para quem possui um orçamento curto.

Mas, lembre-se de tomar cuidado com o CDB, pois a isenção do imposto de renda ocorre apenas após um certo tempo, pois a mesma é regressiva.

Por isso, é fundamental estar atento ao calendário, por isso esse investimento é uma excelente opção para longo ou médio prazo.

Meu nome é Rafael, sou um dos autores do blog Cred4You e tenho como missão tornar o universo dos serviços financeiros mais fácil de entender. Sou formado em Administração e certificado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).
Leia também